Back

Como proteger as políticas antitabaco

Controle do tabagismo

Como proteger as políticas antitabaco

Proteção da política antitabagista contra interferências da indústria do fumo foi tema de evento que contou com a participacão da Anvisa.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 12/05/2017 14:46
Última Modificação: 26/02/2018 17:16

A proteção das políticas de combate ao fumo foram o centro da discussão em um evento realizado com a participação dos principais órgãos envolvidos na prevenção e redução dos males provocados pelo tabaco e outros fumígenos. No debate, os participantes dividiram experiênicias sobre a implantação do artigo 5.3 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.

O artigo diz que os países devem implantar iniciativas que protejam as políticas de controle do tabaco contra o interesse da indústria do fumo.

As ações judiciais da indústria brasileira do fumo foram o tema da apresentação da Anvisa que abordou as tentativas da indústria em dificultar as ações do Estado para a implantação da Convenção Quadro.

A convenção é um tratado internacional de saúde já assinado e ratificado pelo Brasil e por mais de 170 países. A convenção foi internalizada pelo Brasil e transformada no Decreto 5658/2006, tornando-se parte da legislação nacional de combate ao fumo. Apesar na norma já ter completado 11 anos, ainda é constantemnte contestada pela indústrica do cigarro no Brasil.

Leia também: Anvisa discute novas imagens e advertências sobre o tabaco.

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter (@anvisa_oficial)!